Como escolher o melhor seguro de carro.

16/01/19 por L&A Seguros

Depois de comprar o seu carro, o primeiro passo é contratar um seguro auto. Mas, você deve prestar atenção nos principais detalhes que estabelecem o valor de um orçamento.

Contratação de coberturas adicionais como vidros, retrovisores, faróis, lanternas e carro reserva, podem gerar economia ou acréscimo entre R$ 100,00 a R$ 200,00 na apólice de seguro. Você deve avaliar as coberturas e assistência 24 horas que realmente será útil e descartar alguns serviços desnecessários.

Um exemplo simples é se o cliente comprou um veículo zero km, onde é possível remover o serviço de assistência 24 horas, visto que, as principais montadoras oferecem este benefício de graça durante o primeiro ano de utilização.

Para auxiliar na escolha do seguro e de acordo com o perfil de cada cliente com o melhor custo benefício, separamos cinco dicas valiosas para verificar antes da contratação de sua apólice:

1 – Consulte diversas Seguradoras

Os valores de seguros possuem coberturas e assistência 24 horas semelhantes em diversas seguradoras que podem apresentar uma diferença de 100% ou até mais. Ou seja, fazer um seguro pelo preço mais barato, não significa pagar o valor mais baixo do mercado.

O seguro mais barato não significa um bom negócio, visto que, algumas coberturas podem ser removidas que poderiam ser importantes em casos de necessidade. O melhor a fazer é analisar as coberturas e assistências de cada empresa oferece, buscando o plano ideal para o seu perfil.

Antes de realizar a renovação do seu contrato com a empresa atual, é interessante avaliar ao menos duas ou três seguradoras.

2 – Contrate o necessário para você

Pesquise se as coberturas e assistência 24 horas irão te ajudar em momentos de pane elétrica ou mecânica do seu carro. Se o consumidor utiliza o veículo com finalidade para o lazer, é possível retirar algumas coberturas adicionais. Exemplo: se a empresa em que você trabalha disponibiliza ônibus fretado, não há necessidade de contratação de carro reserva barateando o preço final do seguro.

Em uma possível colisão o seu carro ficará parado durante alguns dias para conserto na oficina, porém, existem alternativas como ônibus, metrô, trem e etc.

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3 – Pesquise o valor da franquia

Existem opções de franquia normal e reduzida, inclusive influenciam diretamente no custo do seguro, ou seja, quanto maior o valor da franquia menor será o valor do seguro. Mas atenção: acidentes podem acontecer em momentos inesperados e em casos de sinistro o segurado irá arcar com as despesas da franquia.

4 – Estabelecer o mínimo de R$100 mil para danos materiais e corporais

Os veículos zero km estão cada vez mais caros, desta forma, é necessário que o segurado aumente a cobertura de RCF-V (Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos) que abrange danos materiais e corporais à terceiros.

A diferença de contratação de R$ 50 mil para R$ 100 mil altera geralmente entre R$ 100 e R$ 200 no valor final do seguro. A diferença é pequena ao refletir sobre sua tranquilidade ao colidir em um veículo importado ou futuras ações judiciais que podem resultar em indenizações com valor bastante elevado e que terão de ser pagos do próprio bolso.

5 – Procure um Corretor de Seguros

Se você tem uma conta bancária, com certeza já deve ter recebido uma ligação do seu gerente oferecendo um seguro para o seu carro. Mas você pode ficar pensando: devo contratar o seguro com o meu banco ou procurar um corretor de seguros para me orientar a fazer isso?

Este é o ponto principal para ficar atento: o gerente de banco irá oferecer uma única opção de seguradora. Já o corretor de seguros, você pode comparar os orçamentos de várias seguradoras, aumentando as opções que você poderá contratar.

Uma corretora pode identificar o melhor plano para o seu perfil, com coberturas e serviços de atendimento 24 horas de acordo com a sua necessidade. Desta forma, você não irá ficar “preso” em uma única seguradora. O gerente de banco não possui experiência no ramo de seguros e não poderá auxiliar no momento que você mais precisa (pós venda).

E se acontecer alguma coisa depois de efetivar o seu seguro? Você pode mudar de cidade, deixar de pagar uma parcela ou até mesmo bater o seu carro. O corretor de seguros é o técnico responsável para ajudar tanto na contratação como no pós-venda de forma simples, prática e rápida.

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